Procon realizou 23.356 atendimentos em 2012
O perfil do consumidor brusquense está mudando. Cada vez mais atentos aos seus direitos e mais exigentes em seu atendimento, os consumidores estão mais seguros e não hesitam em mudar seus locais de compra, principalmente com as novas opções oferecidas, a exemplo das lojas virtuais.
Esta mudança pode ser observada, também, pelo número de atendimentos realizados pelo Órgão de Defesa do Consumidor de Brusque. A definição é feita pelo diretor do Procon da cidade, Fábio Roberto de Souza. De acordo com dados repassados pelo órgão neste ano de 2012, no período de 9 de janeiro até 14 de dezembro, foram 23.356 atendimentos realizados.
As maiores reclamações, historicamente, são relacionadas a telecomunicações (61%), que abrangem telefone fixo, telefone móvel, internet (fixa e móvel) e TV por assinatura. Em segundo lugar, as demandas relacionadas a problemas em produtos, garantias, as informações claras e precisas ao consumidor, ao cumprimento de oferta e prazos de solução para o consumidor (21%).
Em terceiro lugar ficaram as demandas relacionadas a serviços financeiros e de crédito (14%). No mesmo período, foram instruídos 2.354 processos administrativos, realizadas 1.909 audiências conciliatórias, além de 26 atos fiscalizatórios e 41 empresas autuadas, por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor e desrespeito ao consumidor brusquense.
Além desses procedimentos, o Procon ainda realizou diversos encaminhamentos relativos aos mais variados produtos e prestações de serviços. Fábio Roberto de Souza destaca que dentre as atividades do Procon em 2012, estão os processos relacionados à prestação de serviços de telecomunicações, realizados pelas operadoras no município de Brusque, que geraram diversos encaminhamentos com relação aos planos de expansões e qualificações de serviços.
As condições das redes de distribuição desses serviços, também foi alvo de ações do Procon de Brusque. Audiências públicas, determinações de cumprimento de leis, autuações e multas, foram alguns dos procedimentos que acabaram por ser adotados em respostas às estas demandas.
O diretor do Procon disse que Brusque pede qualidade pelos serviços que contrata e nem sempre as agências reguladoras dos setores cumprem os seus papéis. "No que tange ao Procon no ano de 2013, estes trabalhos terão uma atenção especial do Órgão de Defesa do Consumidor" finalizou Souza.
Colaboração: Alain Rezini